Outubro Rosa: um toque que pode salvar vidas

Outubro é o mês escolhido para ressaltarmos a importância do cuidado com nós mesmas. Cuidado este que, é claro, deveria ser lembrado todos os dias. Com a chegada do Outubro Rosa, é hora de redobrarmos a atenção com nosso corpo e com nossa saúde.

Sabemos o quanto a mulher, hoje em dia, tem uma vida atribulada e que muitas vezes é difícil reservar um tempo para si mesma no decorrer de nossa longa jornada de trabalho, mas insistimos na importância da realização do exame preventivo, disponível na rede pública de saúde. Programe-se e garanta mais saúde e qualidade de vida.

A campanha do Outubro Rosa enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
Informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
Mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
Esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
Informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
Em grande parte dos casos, o câncer de mama, quando detectado em fases iniciais, tem mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Trabalhadoras, procurem atendimento médico regularmente. Cuidem-se!