Audiência pública debate reativação da Malha Oeste entre SP e MS e conexão do Brasil com o Pacífico

Alternativa via Bolívia pode custar até 10 vezes menos que projeto original e ser concluída em menos tempo, segundo o Ministério das Relações Exteriores

A reativação da Ferrovia Malha Oeste, entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, foi debatida em audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande, nesta sexta-feira (15 de agosto). A audiência foi proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários de Bauru e apoiada pela Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários (FITF). Também foi discutida a reativação do corredor bioceânico.

No evento, destacou-se a importância destas duas obras - tanto para a população em geral quanto para os trabalhadores ferroviários - e para o desenvolvimento soberano do Brasil, traçando essa nova Rota da Seda.

Estiveram presentes representando a Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários (FITF) a coordenação, os companheiros Cleofas e Everaldo, do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários do Estado da Paraíba, e o companheiro Jerônimo Miranda Netto, do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias e Metroviárias do Litoral de Santa Catarina (SINDFEM/SC), além de outros sindicatos da base da malha oeste no estado de São Paulo.

Um dos destaques foi a possibilidade de conectar o Brasil ao Oceano Pacífico, por meio da Bolívia, até o Porto de Chancay, no Peru, de maneira rápida e econômica.

Segundo o ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores e coordenador nacional dos Corredores Rodoviário e Ferroviário Bioceânicos, João Carlos Parkinson de Castro, há diversas alternativas para chegar ao Porto de Chancay, no Peru.

"Uma alternativa que está se analisando é a extensão da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FIOL) com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), eventualmente ingresso em território peruano. Não há, neste momento, um consenso no governo peruano sobre qual seria o melhor traçado para chegar ao Porto de Chancay."

Conforme o ministro, o projeto é complexo, com previsão de oito anos de obras e custo estimado em 33 bilhões de dólares, conforme estudos da Transcontinental. No entanto, há uma alternativa mais rápida e barata via Bolívia.

“Outra alternativa, que me parece muito mais viável, é a integração com a Bolívia, em um trecho que está faltando na conexão entre Oruro e Cochabamba, o qual poderia ser construído com 2 a 3 bilhões de dólares. A partir daí, chega-se por Desaguadero ao porto de Ilo, no Pacífico, e, então, por cabotagem, podemos alcançar o porto de Chancay em menos tempo e muito mais barato."

Segundo Afonso Carneiro, engenheiro e especialista em transporte ferroviário, a inauguração do Porto de Chancay, realizada em 2024, pode tornar a ligação Atlântico-Pacífico um diferencial logístico para o Brasil, reduzindo em até 10 dias o tempo de transporte para a Ásia e economizando até 20% nos custos.

O estudo aponta que a rota pode aproveitar a infraestrutura da EF-265 (Santos-Corumbá) e a mesma bitola usada em países latino-americanos, permitindo o uso contínuo dos trens.

A reativação da Malha Oeste recupera cerca de 1.830 km de trilhos já existentes, evitando a construção de mais de 4.200 km de novos trechos. Outro benefício é que não atravessa a Floresta Amazônica, o que evita impactos ambientais e em áreas indígenas.

Com 1.973 km de extensão, a Malha Oeste liga Mairinque (SP) a Corumbá (MS). Sua reativação é vista como oportunidade para melhorar o escoamento da produção sul-mato-grossense, reduzir custos logísticos e impulsionar exportações para a Ásia, especialmente a China, via portos do Pacífico.

A audiência superou as expectativas, com destaque ao desempenho dos diretores Roberval e Marcão, do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários de Bauru e MS, pelo empenho e dedicação na construção e encaminhamento das decisões.

CBTU e TRENSURB - Como decisão da reunião do Recife, conversamos com José Dirceu (PT/SP) e solicitamos que ele fizesse uma ponte com o presidente Lula para tratarmos da retirada da CBTU e TRENSURB do PND. Lula estará em Recife na próxima semana, ocasião em que os companheiros Cleofas e Everaldo entregarão a ele o documento de construção do setorial do PT, revisado pelo companheiro Herbert e avalizado por nós, para José Dirceu. Mais do que nunca, "a luta continua, companheiros (as)!!!".

 

Com informações de G1 Mato Grosso do Sul, 15 de agosto de 2025

 

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