Em Brasília, Federação trata de demandas dos metroferroviários

Na última segunda-feira, dia 4, dirigentes da Federação Interestadual dos Ferroviários da CUT (FITF) participaram de reunião plenária no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST. O encontro tratou de demandas de interesse da categoria metroferroviária.

Na oportunidade foram discutidos o histórico das negociações coletivas com a CBTU, questão da paridade/complementação e do Acordo Coletivo Especial, no que diz respeito à garantia dos empregos dos ferroviários lotados na CBTU, considerando a perspectiva de concessão para o Estado e a iniciativa privada.

Quanto à INFRA S.A. foi solicitada a análise pela SEST sobre o estudo realizado pela FAEF referente à tabela salarial dos empregados da extinta RFFSA absorvidos pela VALEC.

A 2ª audiência do dia em Brasília ocorreu no Ministério dos Transportes, com o Secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, e o diretor de Outorgas Ferroviárias Gustavo Gomes, além do chefe de gabinete substituto Jefferson Vasconcelos.

Na ocasião, foram discutidas as prorrogações antecipadas das Concessionárias: Ferrovia Centro-Atlântica S.A/VLI, Rumo Logística e Ferrovia Transnordestina Logística; a revitalização e modernização dos trechos ferroviários; a garantia dos empregos no processo de prorrogação antecipada das ferrovias, bem como sobre a participação na audiência pública a ser realizada no mês de setembro, onde os sindicatos serão convidados.

 

 

Fonte: Sindiferro (www.sindiferro.org.br), 04 de setembro de 2023

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *