Governo Lula anuncia plano nacional de ferrovias com destaque no transporte de passageiros

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara o lançamento de um Plano Nacional de Ferrovias para outubro, focando na revitalização do transporte ferroviário de passageiros.

A iniciativa incluirá a divulgação de estudos de viabilidade para sete linhas de trens regionais, seguindo a estratégia do Ministério dos Transportes de promover esses projetos através de parcerias público-privadas (PPPs).

As linhas propostas abrangem rotas que conectam diversas cidades importantes, como Brasília a Luziânia, Maringá a Londrina, e outras, estendendo-se por vários estados brasileiros.

O plano também visa a reutilização de ferrovias de carga subutilizadas ou em mau estado para o transporte de passageiros, exigindo investimentos substanciais para sua recuperação e modernização.

Inicialmente, a proposta considera o uso de aproximadamente R$ 600 milhões provenientes da renovação de concessões de ferrovias de carga, com a Malha Paulista, operada pela Rumo, sendo um exemplo chave.

O Ministério dos Transportes, contudo, não se pronunciou oficialmente sobre os detalhes financeiros.

Além disso, o governo deverá publicar um decreto estabelecendo a Política de Transporte Ferroviário de Passageiros em outubro, visando a sustentabilidade econômica das futuras linhas.

Este movimento vem acompanhado de outros projetos significativos, como o Trem Intercidades (TIC) de São Paulo, com leilão marcado para janeiro de 2024, reforçando o compromisso do país com a expansão e modernização de sua infraestrutura ferroviária.

 

Fonte: O Cafezinho, 14 de janeiro de 2024

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *